terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mestre Kobayashi - Fundador do Judo em Portugal

Kiyoshi Kobayashi, nasceu em Gumm-Ken, no Japão a 9 de Abril de 1928, cedo se interessa pelo Judo, e demonstra ser um aluno com excelente aptidão para tal desporto. No Japão, Kobayashi representa a Universidade de Nippon.

Em Agosto de 1958, o Mestre Ishiro Abe vem a Portugal para uma demonstração de Judo, a acompanha-lo vem Kiyoshi Kobayashi.

Impressionados com a técnica e a forma eficaz como Kobayashi pratica o "seu" Judo, os então responsáveis pela modalidade, fazem-lhe um convite formal, para ensinar e dinamizar este desporto em Portugal.

Apenas três meses mais tarde, Kobayashi chega a Portugal, e o Judo a partir de então, sofre uma profunda modificação com o método e forma de ensino do Mestre. Kobayashi ensina então no Judo Clube de Portugal, Judo Clube de Beja, Clube Shell e Instituto Nacional de Educação Física.

O Mestre Kobayashi foi um dos principais responsáveis pela fundação da Federação Portuguesa de Judo, no activo desde 1958, e com a graduação de 9º Dan, é um dos quatro judocas mais graduados no Mundo. Foi professor do Português, Mestre Bastos Nunes o Português com a maior graduação 7º Dan, e por muitos considerado um dos judocas mais tecnicistas da Europa.

Ao Mestre Kiyoshi Kobayashi, assim como quem teve a lucidez de o convidar a leccionar em Portugal se deve o desenvolvimento deste desporto Olímpico em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário