sábado, 15 de outubro de 2011

II Estágio de judo em Marvão







Realizou-se no dia 15 de Outubro o II estágio da Associação da cultura e acção de Marvão (judo de Marvão) na Escola Integrada da Portagem. Este estágio teve a particularidade de ser diferente, tivemos o privilegio de receber a associação de Karate de Portalegre, que se fez deslocar ao nosso concelho com o objetivo de se poderem trocar experiências, de um lado o judo e do outro o Karate.
A origens do Karaté, remontam ao sec. VI, quando um monge Indiano, de seu nome Bodhidharma, levou para a China os primeiros movimentos desta disciplina. Passado alguns anos ensinou num mosteiro chamado Shaolin, no norte da China, no qual nasceriam mais de quatrocentas variedades de boxe chinês; tornando-se para sempre uma personagem lendária (esta versão pode ter um fundo de fantasia).
Depois disso, não se têm certezas como se transmitiram esses conhecimentos à ilha de Okinawa, no Japão (sendo considerada o berço de todo o Karaté e seus variados estilos).
A via da suavidade, assim se designa a palavra Judo. Nascida no Japão, esta arte marcial foi fundada por Jigoro Kano, considerado por muitos “o pai do Judo”.
Jigoro Kano sintetizou as melhores técnicas de Ju-Jitsu, aperfeiçoando-as, escolhendo os golpes mais eficazes e racionais. O Ju-Jitsu era uma arte marcial baseada na ligeireza do corpo e do espírito.
Com isto Kano aperfeiçoou maneiras de cair, retirando algumas técnicas perigosas, criando também um fato especial de treino (judogi), pois o anterior traje dos Ju-Jitsukas provocavam ferimentos.
Esta nova arte que resultou no nome de Judo, pela sua essência à não resistência e o aproveitamento da força do oponente; desenvolvendo um novo método de Educação Física e formação de carácter.
A associação da cultura e acção social agradece a todos os participantes nesta iniciativa, em particular a associação de Karaté de Portalegre e aos seus Mestres.

Sem comentários:

Enviar um comentário