sábado, 5 de novembro de 2011

Visita do judo Clube de Portugal a Marvão










O Judo Clube de Portugal, “berço do judo português”, esteve com os seus judocas veteranos num treino/convívio com atletas da associação da cultura e acção social de Marvão.
Esta acção ocorreu no passado dia 5 de Novembro de 2011, tendo Marvão o previlégio de juntar no tapete um total de quinze cintos negros, cuja prática da modalidade corresponde a 30, 40 e 50 anos, tendo o Mestre Pinto Farias, o judoca mais velho, 80 anos; pratica a modalidade desde 1958, um ano depois da fundação do Judo Clube de Portugal. Pinto Farias, várias vezes campeão nacional, foi o primeiro judoca português a ser apurado para os Jogos Olímpicos, integrando o palmarés do clube de doze atletas olímpicos.
Estes “antigos atletas” demonstraram ainda grande coragem e entusiasmo e um salutar espírito de convívio e camaradagem, cultivando valores que noutros tempos eram bem mais apreciados; privaram e receberam muitos ensinamentos de grandes treinadores que passaram pelo JCP que foi clube fundador da Federação Portuguesa de Judo, nomeadamente Mestre Kobayashi, Vasco de Sousa, Henrique Nunes, José Manuel Bastos Nunes, Costa Matos, Luís Monteiro. O actual treinador do JCP, Carlos Ramos, que acompanhou o grupo, é também colaborador da FPJ e comentador da RTP e Eurosport. Outro nome também ligado ao Judo Clube de Portugal.
o Mestre Vitor Soares foi o anfitrião deste importante evento que demonstra que a prática desportiva é possível em qualquer idade, exemplificada por estes homens com H grande e que serão sempre fonte de inspiração para as próximas gerações.
O grupo, depois do treino, passeou pela vila de Marvão, visitou o museu da vila, suas muralhas e castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário